Projetos de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

 O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo, sendo o projeto de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) fundamental para a proteção e segurança de pessoas e equipamentos.

O SPDA tem como principal objetivo oferecer segurança contra raios em edificações, direcionando e dissipando a descarga atmosférica para a terra. Dessa forma evita acidentes, incêndios e perdas humanas e materiais.

Para comparar a magnitude de uma descarga atmosférica, 15% das descargas ocorrentes no Brasil excede 15.000 Amperes, que é 275 vezes maior que a corrente elétrica consumida por um chuveiro. Tanto para residências, quanto para indústrias e comércio, descargas atmosféricas podem resultar em grandes prejuízos. Dentre eles, danos a estrutura da edificação, perda de eletrodomésticos, motores e equipamentos industriais, explosões e incêndios. Além disso, sem a proteção adequada, o risco de choque elétrico é grande, geralmente causando a morte de pessoas e animais.

O projeto de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é realizado de acordo com a NBR 5419/2015. Inicialmente, realiza-se o gerenciamento de risco para o empreendimento, considerando perdas e riscos que podem ocorrer caso um raio caia em sua edificação. Posteriormente é feita a escolha do método que garanta o melhor índice de proteção.

De acordo com a NR-10, todo estabelecimento com carga instalada superior a 75kW deve dispor o prontuário das instalações elétricas (PIE) e, dentre as documentações está contido o laudo de SPDA e aterramento. Assim, é de responsabilidade do estabelecimento possuir e manter o SPDA em perfeito funcionamento.

Nós da ENGESELC possuímos profissionais qualificados para a realização do Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, garantindo maior segurança aos ocupantes e aos equipamentos de seu empreendimento.

 

Para maiores informações, entre em contato!