Laudo Técnico das Instalações Elétricas (PIE - Prontuário das Instalações Elétricas)

Você sabe o que é o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE)?

O prontuário de instalações elétricas é um conjunto de documentos técnicos, que tem como objetivo garantir a segurança da empresa e dos trabalhadores acerca dos riscos elétricos, de modo a implantar medidas preventivas nas instalações e em serviços com eletricidade. Além disso, é um meio de demonstrar ao Ministério do Trabalho, que sua empresa atende os requisitos da Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10).

A NR 10 determina que TODAS as empresas com carga instalada superior a 75 kW, são obrigadas a deter e manter o Prontuário das Instalações Elétricas atualizado. Dentre os documentos técnicos que compõem o PIE, está o Laudo Técnico das Instalações Elétricas.

 

O laudo aponta a situação das instalações elétricas do empreendimento, verificando se as instalações encontram-se em conformidade com as normas regulamentadoras e se garantem segurança ao local. Caso exista alguma inconformidade, são indicados os métodos e procedimentos necessários para a correção.

Além disso, o laudo técnico identifica possíveis problemas que ocorrem nas instalações, sendo possível evitar um gasto desnecessário de energia. Dessa forma, além de garantir a segurança das instalações elétricas, você pode economizar na fatura de energia.

Manter o prontuário de instalações elétricas atualizado evita multas e problemas a seu empreendimento.  

Nós da ENGESELC possuímos profissionais qualificados para a elaboração do Laudo Técnico das Instalações Elétricas e podemos ajudar você, a permanecer em regularização com as normas regulamentadoras vigentes.

Para maiores informações, entre em contato!