Laudo de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.

O laudo de SPDA é um documento que comprova o correto funcionamento e desempenho do sistema de proteção contra descargas atmosféricas de edificações. Tem como principal objetivo garantir a conformidade com a norma técnica brasileira NBR 5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas e a norma regulamentadora NR-10 Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade.

A inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas deve ser realizada por profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista). Durante a vistoria, são realizadas inspeções visuais, medições com equipamentos adequados, levantamento das não conformidades (quando aplicável) e recomendações para melhorias, quando necessárias. Como resultado da inspeção, é elaborado um documento técnico contendo registros da inspeção realizada, além de um relatório fotográfico da situação dos componentes do SPDA.

De acordo com a NR-10, as empresas devem manter o laudo atualizado e, as inspeções dever ser realizadas:

  • A cada 1 ano para edifícios e indústrias contendo munições e explosivos e, empresas prestadoras de serviços considerados essenciais a população (água, energia, etc);

  • A cada 3 anos para demais estruturas.

Manter o laudo atualizado é de responsabilidade da empresa e, evita problemas com seguradoras e empecilhos para a renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Além disso, em caso de acidentes com descargas atmosféricas, o responsável pela empresa pode responder criminalmente pelas não conformidades com as normas regulamentadoras.

A ENGESELC possui profissionais habilitados e qualificados para a realização da inspeção na instalação e elaboração do laudo de SPDA.

 

Para mais informações entre em contato!