Laudo Técnico das Instalações Elétricas (PIE - Prontuário das Instalações Elétricas

De acordo com a NBR 5410, toda edificação deve dispor de um sistema de aterramento. Um aterramento elétrico adequado, garante maior proteção de pessoas contra possíveis choques elétricos, além de assegurar um melhor funcionamento de máquinas e equipamentos.

O laudo de aterramento elétrico é um documento técnico, elaborado por profissionais legalmente habilitados (Engenheiros Eletricistas) de modo a relatar a situação do aterramento elétrico de um empreendimento e, atestar se este encontra-se de acordo com as Normas da ABNT  e as Normas Regulamentadoras. Para a formação deste documento, é realizada no local a inspeção visual, medições ôhmicas do sistema de aterramento, além de relatórios fotográficos e sugestões (quando necessárias) de adequações objetivando a conformidade com as normas.

O laudo de aterramento é um documento obrigatório na legislação atual, conforme a Norma Regulamentadora NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego. Este laudo é uma exigência do Corpo de Bombeiros para a obtenção e renovação do AVCB e, também, de seguradoras para a obtenção de apólices de seguro. Além disso, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-12, o empregador deve possuir o aterramento das partes metálicas de máquinas e equipamentos e este é comprovado através do Laudo de Aterramento Elétrico.

A necessidade do Laudo de Aterramento se dá na construção de edificações e em reformas ou alterações no maquinário de uma edificação.

A ENGESELC possui profissionais e ferramentas necessários para a realização da inspeção e elaboração do Laudo de Aterramento Elétrico.

 

Para mais informações, entre em contato.   

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por Engeselc.